IMPERDÍVEL! Como Gerar Tráfego em Site Novo Sem Gastar Dinheiro.

“Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização” – W. Clement Stone

Finalmente você decidiu colocar sua empresa na internet, mas, e agora? O que fazer? Seu site não é conhecido por ninguém, como gerar tráfego? Investir em anúncios e divulgação? E se os recursos não estiverem tão disponíveis assim para mais um investimento? Incertezas sem fim…

Muitos empresários vão da euforia à frustração ao fazerem o site da empresa.

Sim, euforia porque a empresa está botando os pés no mundo virtual e frustração porque o número de visitas a ele é muito pequeno.

Apesar de pesquisar na web por “remédio” para esse mal, os sintomas não desaparecem.

O que a maioria dos profissionais de marketing omite dos empresários e que eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, vou te contar agora é:

  • resultados de marketing, normalmente, demoram a aparecer. Estratégias de marketing são, quase sempre, táticas de longo prazo. Os resultados costumam demoram até 6 meses para aparecer;
  • a estratégia de marketing deve ser executada perfeitamente. Se ela não for posta em prática corretamente, os resultados não aparecerão.

Obviamente que resultados podem aparecer, também, em curto prazo. Porém, uma mudança de estratégia, se você, caro leitor do Marketing de Resultado/sadialvaro.com, se enquadrar no quadro descrito acima, é a minha recomendação.

A seguir, uma relação de táticas e procedimentos de marketing que você poderia adotar nos primeiros meses de vida do seu novo site.

Com a implementação dessas táticas, o tráfego do seu site aumentará e a tendência é de que vendas sigam o mesmo caminho.

Já ia esquecendo da melhor parte: as táticas não exigirão desembolso financeiro gigante, algumas nenhum!

Dica 1

Faça comentários em blogs/sites de concorrentes ou que estejam no mesmo segmento no qual sua empresa ou você se enquadrem.

Importante: sem spam!

É interessante ser o primeiro ou um dos primeiros a deixar seu comentário.

Como você irá fazer um comentário relevante, com conteúdo e sem spam reitero, algumas pessoas clicarão no seu nome. Considerando que os blogs e sites mais visitados recebem milhões de visitas, mesmo que uma pequena, talvez ínfima parcela delas, cliquer no seu nome seu site acabará recebendo algumas visitas também.

O comentário, necessariamente, deve fugir do padrão. Nada de elogiar por elogiar. Deve-se fazer um comentário que agregue algo, que beneficie o leitor.

Dica 2

Sem esquecer da primeira dica, a segunda é dedicada ao twitter.

Para ser reconhecidos nessa rede social, inclusive por pessoas influentes, a receita é uma só: AJUDAR AS PESSOAS!

O importante aqui não é promover seu negócio e sim ajudar as pessoas.

Dê conselhos em seu perfil no twitter e, quando alguém fizer alguma pergunta, responda.

Retuitar algo que você goste, mesmo de outra pessoa, por vezes concorrente, é sempre bom.

A tática pode demorar para trazer resultados, mas pode-se tentar acelerar isso. Como? Pesquise no próprio twitter o que as pessoas falam dos seus concorrentes, em caso de reclamações ou dúvidas a respeito dos serviços ou produtos dele, tente ajudá-las. Sem falar da sua empresa!

Sendo útil as pessoas terão boa vontade com você!

Dica 3

Procure afiliados.

Se sua empresa está começando e ainda não tem um programa de afiliados, entre no site dos seus concorrentes que já possuem um programa desses e veja quais são seus afiliados.

Entre em contato com esses afiliados e faça com que eles vendam, também, a sua solução.

Essa dica tende a gerar pequeno número de visitantes, mas será um tráfego de qualidade, com maiores possibilidades de gerar vendas.

Dica 4

Contratar redatores, especialistas em mídias sociais, SEO, métricas, publicidade paga, web design, email marketing….funciona!

Quanto maior o número de redatores contratados, maior será o resultado, visto que todos eles tem seus próprios seguidores.

Essa dica, para ser implementada, exigirá algum investimento por parte da empresa.

Dica 5

Criar um podcast por semana!

Porém, ao invés de criar outro site para o seu podcast, publique-os no seu site principal.

Outro ponto que deve ser observado é que ao menos uma vez por mês deves entrevistar alguém da sua área ou nicho de atuação. E, logicamente, solicitar que o entrevistado compartilhe sua publicação!

O que, convenhamos, não será um pedido difícil de ser atendido.

A recomendação é de que não haja, pelo menos nesse início, até que os resultados comecem a aparecer, nenhum investimento em equipamentos para esse fim..use as ferramentas que o seu computador já disponibiliza.

Dica 6

Usar o Facebook para encontrar seus clientes ideais é interessante. (Clique aqui e saiba como encontrar seu cliente ideal).

O ideal é procurar grupos no Facebook relacionados à solução que sua empresa vende, sejam produtos ou serviços. Evite grupo gigantescos, com milhões de integrantes. Foque em grupos entre mil e 10 mil integrantes.

Faça postagens semanais nesses grupos. Caso seus posts sejam interessantes ocorrerá uma interação natural dos outros membros com você. E, quando você mencionar seu site ou serviço/produto, muitas pessoas que interagem com você visitarão seu site.

Não coloque somente links nas suas postagens nesses grupos. A chance de banimento do grupo é grande!

Links dentro de um contexto são aceitáveis. Respostas a um questionamento com um link também.

Lembre-se que se seus comentários não forem interessantes, se não ocorrer nenhuma interação com os outros membros do grupo, as visitas ao seu site simplesmente não ocorrerão.

Dica 7

Publicar conteúdo em parceria com outros donos de site!

Essa dica de número 7 é válida pois, mesmo com audiência baixa do seu site, autores de outros sites dificilmente irão recusar uma parceria.

Essa probabilidade se dá porque, mesmo que seus parceiros nessa co-autoria tenham grande audiência nos próprios sites criar conteúdo em parceria com outra pessoa poupa tempo.

É bem possível que ao fazer esse tipo de parceria com alguém com muito mais audiência que você obrigue você a fazer a maior parte do trabalho. É do jogo…

Outro detalhe que deve sempre ser observado é que o conteúdo deve se referir aos produtos ou empresas de todos os autores….

Dica 8

Instagram!

Procure influenciadores, pequenos, com 10 mil seguidores por exemplo, para divulgar seu site, produto ou serviço nessa plataforma. Eles costumam não cobrar exorbitâncias pelo serviço.

Dica 9

Wikipedia para gerar tráfego!

Editar verbetes no Wikipedia pode trazer visitantes para seu site.

Ofereça valor a comunidade do Wikipedia. Edite verbetes que não estão relacionados ao seu site.

Ajuste vários verbetes por semana.

O retorno não será estrondoso, mas de grão em grão….

Dica 10

Seguindo todas as dicas anteriores, seu site já deve ter conseguido algum tráfego.

Procure no Google uma conferência virtual na sua área de atuação. Essa informação, normalmente, é conseguida com certa facilidade.

Entre em contato com eles e coloque-se a disposição para promover o evento. A aceitação a este tipo de oferta costuma ser grande!

Participar da conferência virtual como palestrante é o ideal! Como a conferência se dá no mundo virtual, incluir um palestrante a mais não é um problema, visto que o evento não precisa estar limitado a um horário ou a um período de tempo.

Normalmente os organizadores desse tipo de evento compartilham a lista de inscritos com os palestrantes! Solicite!

De posse dessa lista você poderá promover seu site e seus produtos junto a esta lista.

Para concluir esse texto, quero deixar claro que, talvez, nenhuma dessas dicas produza resultados impressionantes em quantidade de visitantes ao seu site. Mas, não esqueça que não fazer nada  não irá ajudar em nada….

O fundamental é sair na inércia!

Siga as dicas e sucesso!

Deixe seu comentário ou crítica ao que você acabou de ler! Se tiveres alguma sugestão faça!

Você já aplica alguma dessas táticas? Diga quais….

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

P.S: Caro leitor, frase extremamente apropriada e verdadeira:“Eu não sou um produto de minhas circunstâncias. Eu sou um produto de minhas decisões” Stephen Covey.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.