Aprenda a Vender Pelas Redes Sociais!

“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las” –  Sêneca

Você vende seus produtos através das redes sociais? Você não acredita nas redes sociais como um canal de vendas? Sua empresa ainda não usa a internet como plataforma de vendas?

Você sabia que muitas marcas não usam as redes sociais como uma ferramenta de e-commerce ainda?

Isso também se aplica ao seu negócio?

Suas vendas estão em baixa, seus concorrentes ganhando terreno, o passivo da empresa só aumentando e você não usa as redes sociais como um canal de vendas para seu produto ou serviço?

Repense sua estratégia de vendas! Esse é o recado que eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online tenho para você hoje!

Mas, você já tentou vender através das redes sociais e não obteve êxito… Talvez seja esse o comentário que você deixará no campo próprio para isso no final da página….

Você já pensou que, talvez, você não tenha conseguido êxito na sua jornada por não ter feito do jeito certo?

Existe jeito certo?

Sim, existe!

Leia esse texto do Marketing de Resultado/sadialvaro.com até o final e conheça as práticas de postagem que podem culminar em vendas….

Conheça, agora, os 6 pontos que podem transformar suas páginas nas redes sociais em plataformas de vendas:

  1. Consistência.
  2. Conteúdo do usuário.
  3. Visual.
  4. Texto campeão.
  5. Apresentar produtos.
  6. Links.

Iniciaremos pelo primeiro item da relação.

1 – Consistência

A primeira prática que toda empresa que pretende vender através das suas redes sociais deve observar é a consistência, em outras palavras, a frequência, assiduidade, das suas postagens.

Observar não só o número de postagens, as postagens no Facebook das empresas mais bem sucedidas nesse quesito são em torno de 12 semanais, mas, também, nos dias em que elas acontecem com mais frequência, espelhemo-nos nos líderes novamente que postam mais em dias de semana do que no final dela.

A empresa deve ficar atenta, ainda, ao tipo de conteúdo mais adequado ao seu público. Quando descobrir qual é esse conteúdo deve manter a consistência.

2 – Conteúdo do usuário

Acredite e dê a devida importância às postagens feitas pelos usuários da empresa. Afinal, essa é a forma mais poderosa e confiável de marketing já descoberta.

Como é sabido já pela grande maioria, o boca-a-boca é extremante poderoso. O conselho é: a empresa deve dar eco aos comentários positivos de clientes que tiveram uma boa experiência com o uso da solução oferecida por ela, usando-a e aprovando-a! Como? Compartilhando essa postagem em todos os canais da marca. O alcance se otimizará!

Esse compartilhamento criará um efeito cascata, incentivando outros clientes a contarem sua experiência com seu produto ou serviço também, na busca por reconhecimento igual por parte da empresa.

3 – Visual

Imitar, copiar, ou se inspirar nos líderes de mercado é algo muito recomendado por mim!

Então, o que os líderes fazem?

As grandes marcas na rede social criada por Mark Elliot Zuckerberg usam, em 9 em cada 10 posts, imagens.

No twitter acontece o mesmo. A maioria dos tweets dessas empresas contem um vídeo ou uma imagem.

Os vídeos mais populares das empresas líderes nas redes sociais, que são postados em média uma vez por semana, trazem alguma, pequena, amostra de seus lançamentos. Ou, então, tutorias, ou ainda o making of da campanha de lançamento, ou uma entrevista do criador do design do produto….

4 – Texto campeão

Como o mundo está cada vez mais dinâmico, especialmente o mundo digital que oferece distrações e opções de navegação quase infinitas, as pessoas estão mais ansiosas e imediatistas.

Como o instantâneo é prioridade, os usuários da web não tem paciência para postagem que demandem muita leitura…

Portanto, sem subestimar a importância da escrita criativa, o texto curto é o campeão da internet.

Os posts vendedores são dominados pelo visual e com um número inferior a 100 caracteres!

5 – Apresentar produtos

Mais uma vez os líderes nas redes sociais…..

As empresas líderes apresentam seus produtos em mais da metade de seus posts. Independente da rede social em que o post esteja sendo feito!

O desejo dos seguidores da empresa deve ser fomentado através da apresentação dos principais produtos da marca. Faça isso nas postagens da sua empresa!

Não esqueça de um detalhe fundamental, caro leitor, experimentar sempre! O sucesso das vendas no mundo digital está atrelado a testes frequentes nas postagens, nos anúncios, etc.

O cliente das lojas físicas não é, necessariamente, o do e-commerce da empresa! O sucesso do produto mais popular da empresa no mundo físico, pode não ser o mesmo na internet!

Teste e veja se o sucesso de determinado produto da empresa no mundo físico se repete nos seus canais digitais ou se os internautas demonstram mais interesse por outro.

6 – Links

Perguntas e comentários feitos por fãs das marcas mais populares são respondidas com links para respostas.

Não entendeu? O link de resposta pode ser uma landing page ou links que contenham um endereço onde o seguidor da empresa pode adquirir o produto procurado ou links com sugestões de produtos…..

A informação fornecida por um link tende a ser muito maior do que seria possível por meio de um post curto, aumentando, significativamente, a possibilidade de converter a visita ao site em venda!

Para concluir, devo ressaltar que a venda via redes sociais não é simples nem fácil, mas replicar práticas adotadas pelos líderes me parece ser um atalho para as vendas da sua empresa.

Recapitule quais são essas práticas:

  1. Consistência.
  2. Conteúdo do usuário.
  3. Visual.
  4. Texto campeão.
  5. Apresentar produtos.
  6. Links.

Gostou do artigo de hoje do Marketing de Resultado/sadialvaro.com?

Deixe, AGORA, sua impressão, seu comentário, sua crítica positiva ou negativa…

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

P.S:  “A mente é tudo. Você se torna aquilo que você pensa” – Buddha.

Anúncios

Um comentário sobre “Aprenda a Vender Pelas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: