SIGA ESSAS 5 SACADAS E COMECE UM NEGÓCIO LUCRATIVO.

“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las” -Sêneca

Você está pensando em começar um negócio? Está cansado de empregos que não te satisfazem? Você sabe fazer algo que as pessoas gostam ou admiram? Será que dará certo?

A cabeça dos empreendedores está sempre repleta de dúvidas, incertezas e questionamentos….

Se você é um candidato a empresário e pensa em abrir um negócio, saiba que esse é um passo que deve ser dado, sempre, visando minimizar riscos desnecessários.

Você certamente já teve acesso a dados, verdadeiros, que mostram que a imensa maioria dos negócios abertos no Brasil encerram suas atividades em pouquíssimos anos.

Estatísticas como esta tiram a coragem e o entusiasmo de qualquer pessoa, não é mesmo?

Se você também está sendo desencorajado de realizar o sonho de ser dono de seu próprio negócio em virtude do quadro pessimista pintado pelas estatísticas, preste atenção ao parágrafo seguinte.

Eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, tenho uma boa notícia para você: as principais causas de fracasso dos novos negócios abertos no país é evitável. E mais, podem ser identificadas e eliminadas antes mesmo de descerrar as portas, sejam físicas ou virtuais, do novo empreendimento.

A vida de empreendedor, sem exceções, é repleta de desafios. Para alguns somos apresentados antes mesmo de partirmos para a ação.

O primeiro grande desafio ao qual o empreendedor brasileiro é apresentado é a escassez de recursos para abrir o negócio em si.

Normalmente os recursos são, inclusive, menores que a necessidade. Portanto, devem ser, todos, muito bem aplicados, afinal a intenção de todo empreendedor é ter sucesso  e transformar o incipiente negócio, muitas vezes o sonho de uma vida inteira, em um sucesso de mercado. Um case de sucesso do mundo dos negócios!

Saiba agora, aqui no Marketing de Resultado/sadialvaro.com, por onde começar!

Continue lendo esse post e confira as sacadas imperdíveis que você jamais deve desconsiderar ao iniciar essa jornada dura e prazerosa do empreendedorismo.

Antes, porém, uma premissa básica deve ser cumprida por você, caro empreendedor: pare de procrastinar e entre em campo. Atitude! Releia a frase que abre esse artigo!

Sem mais delongas, vamos ao proposto.

  • Sacada 1: pesquisa de mercado.
  • Sacada 2: público-alvo.
  • Sacada 3: estratégia de promoção.
  • Dica 4: gestão financeira.
  • Dica 5: prazer.

Sacada 1: pesquisa de mercado

Independente da plataforma de atuação pretendida, seja ela física ou online(nunca relegar essa a um segundo plano), um novo negócio representa um risco.

O novo negócio pode se tornar um sucesso mas também pode representar perdas financeiras que comprometam as finanças do empreendedor, inclusive.

Para que no seu futuro negócio a realidade seja o sucesso, é condição sine qua non que seu produto ou serviço seja bem aceito pelos consumidores.

Para saber se isso de fato é uma verdade, é vital fazer uma pesquisa de mercado a fim de minimizar seus riscos, e perdas, toc, toc, toc.

Conhecer os desejos dos seus futuros consumidores e os meandros do nicho de mercado no qual seu negócio irá se inserir é fundamental. E uma boa pesquisa de mercado é uma ferramenta muito eficiente para este fim.

A rentabilidade e o crescimento do seu novo negócio estão diretamente ligados ao comportamento dos seus consumidores. Saber o que gostam e o que não gostam é necessário para rechear o caixa da sua empresa.

Sua solução deve atender as necessidades atuais dos consumidores do seu nicho de mercado.

Já deves ter ouvido o ditado: lugar errado, na hora errada, com a pessoa errada!

Nos negócios não se deve anunciar o produto/serviço errado, para as pessoas erradas, no momento errado!

A pesquisa de mercado poderá evitar essa situação.

Outro ponto em que uma pesquisa de mercado será de grande valia: ter um conhecimento dos concorrente que você encontrará pela frente.

De posse dessas informações podes formular uma estratégia que possibilite criar uma diferenciação e saltar a frente dos concorrentes.

Sacada 2: público-alvo

Depois de realizada uma pesquisa de mercado é necessário definir para quem vender a sua solução.

Sim, porque de nada adianta colocar no mercado um produto ou serviço de ótima qualidade e anunciá-lo para quem não precisa ou não se interessa por ele.

Lembre-se, a principal razão para que um serviço ou produto seja um sucesso de vendas é ele resolver um problema, uma dor, do cliente, de quem o consome.

Então, ajustar a mira é fundamental para qualquer negócio.

Você deve definir o seu público-alvo, sua Persona. Clicando aqui você aprenderá a identificar e descobrir seu cliente ideal.

Você encontrará mais detalhes clicando aqui, mas já adianto que não bastam dados demográficos, idade, localização e sexo. Você deve entender o comportamento, as necessidades, os interesses, hobbies, etc do seu potencial consumidor.

Com essas informações fica facilitada a tarefa de definir a estratégia de marketing a ser adotada.

Sacada 3: estratégia de promoção

Depois de conhecer seu mercado, definir seu público-alvo, chegou o momento de definir como será feita a divulgação da sua solução.

A estratégia de divulgação deve, necessariamente, atrair a atenção dos consumidores, caso contrário eles não comprarão o que estás ofertando.

Fatores como mídias utilizadas para entrar em contato com sua Persona devem ser criteriosamente escolhidos. Elas devem ser acessadas pelo seu cliente ideal, caso contrário sua divulgação cairá no vazio.

Outro ponto a ser observado é a linguagem a ser usada na divulgação da sua oferta. Personalizar a mensagem cria no seu consumidor a sensação de que sua empresa se interessa e se preocupa com ele. Recomendável que esse comprometimento seja verdadeiro.

E-mail marketing(clique aqui para se aprofundar no assunto) e redes sociais costumam gerar bons resultados.

Dica 4: gestão financeira

Como comentado no início deste texto, a escassez de recursos é regra entre a maioria dos empreendedores, portanto um eficiente controle financeiro é de suma importância para evitar que a empresa gaste mais dinheiro do ganhe.

Também deves ficar atento ao outro extremo: gastar uma quantia insuficiente, que impossibilite o crescimento da empresa e manutenção da competitividade de um negócio que ainda está engatinhando.

Contabilize todos os gastos tanto para abertura quanto para a operação da sua empresa. Não desconsidere custos como marketing, aluguel, suprimentos, funcionários, entre outros.

Com todas as despesas levantadas e compreendidas é o momento de planejar o orçamento a fim de ter uma gestão financeira capaz de gerar lucros.

Procurar negociações mais vantajosas com fornecedores e prestadores de serviço deve ser uma constante durante toda a vida da empresa.

Outro detalhe que nunca deve ser deixado de lado: revise o orçamento da empresa periodicamente. Empresas maiores costumam elaborar um orçamento anual. Para iniciantes convêm elaborar orçamentos trimestrais.

Estar atento às finanças ajuda o empresário a se recuperar de despesas inesperadas.

Dica 5: prazer

Esse, talvez, seja um dos ingredientes mais importantes para que se tenha um negócio lucrativo: tenha paixão pelo que você faz!

Paixão pelo que você faz, no caso dos negócios, significa ver valor naquilo, gostar da atividade que se está desenvolvendo. Isso impulsiona o crescimento de qualquer negócio, independentemente do ramo em que esteja inserido.

Ter paixão pelo que se faz, mas, sempre, tomar decisões de forma racional, após análise de dados, objetivos a serem alcançados e consequências. Tenha em mente o ponto em que você quer chegar!

A paixão pisa no acelerador mas a razão controla o volante! Isso aumenta muito as chances do rumo escolhido ser o correto!

Anote as sacadas para iniciar um negócio lucrativo:

  • Sacada 1: pesquisa de mercado.
  • Sacada 2: público-alvo.
  • Sacada 3: estratégia de promoção.
  • Dica 4: gestão financeira.
  • Dica 5: prazer.

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

P.S: Deixe seu comentário AGORA! Sugestões e críticas são sempre bem-vindas! Entre em contato conosco. Acesse nossas redes sociais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.