IMPERDÍVEL! PLANO DE MARKETING QUE FUNCIONA: 3 DICAS CERTEIRAS!

“Visões demandam estratégias; uma estratégia exige um plano”. Anônimo

O marketing da sua empresa traz resultados efetivos? Suas vendas tem sido impactadas por isso? O investimento em marketing tem valido a pena? O custo por cliente está dentro do aceitável? Você gostaria de aumentar suas vendas? Você tem um plano de marketing? Se não, tenha um urgentemente….

Muitos empreendedores, pequenos e médios na sua maioria, não sabem para que serve um plano de marketing ou como implantá-lo.

Não importa por qual motivo, mas a ausência de um plano de marketing adequado pode ser a causa da situação periclitante que muitas empresas se encontram.

As dificuldades financeiras de muitas empresas estão diretamente ligadas a um plano de marketing ineficaz ou inexistente.

Se acabei de descrever sua situação ou da sua empresa, tenho uma boa notícia: nem tudo está perdido! Ainda é possível sair desse atoleiro!

Para àqueles empreendedores que não sabem para que serve um plano de marketing, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, quero dizer que trata-se de um documento de suma importância para seu negócio. Ele é composto por um conjunto de análises e estratégias capazes de indicar o melhor caminho para o sucesso, indicar a forma ideal para vender seu serviço ou produto.

Caso você, caro empreendedor, não saiba por onde começar continue lendo esse texto do Marketing de Resultado/sadialvaro.com até o fim que daremos dicas para a elaboração de um plano de marketing que, certamente, irá ajudar sua empresa a incrementar as vendas.

As dicas, 3 para ser mais preciso, sobre as quais nos detivemos são:

  1. Ter objetivos bem definidos.
  2. Entender seus clientes.
  3. Olhar para a concorrência.

Como somos todos empreendedores e valorizamos o tempo, vamos iniciar sem demora.

1 – Ter objetivos bem definidos

Embora possa parecer óbvio demais, saiba que esse é um dos erros mais comuns em planos de marketing que não funcionam.

É necessário ter objetivos bem claros, ter certeza do que se pretende, pois eles serão a base de todo o plano de marketing.

Ao definir seu objetivo principal, o objetivo geral, é preciso que você seja realista. Qualquer que seja ele, aumentar vendas, expandir mercado, etc.

Definido o objetivo geral, é necessário definir os objetivos específicos. Os objetivos específicos deve ser um meio, um caminho, para que se atinja o objetivo geral.

Para deixar mais claro. Objetivo geral: aumentar vendas. Objetivos específicos: abrir uma filial em outra cidade; diversificar a gama de produtos ou serviços oferecidos; fazer uso de uma plataforma digital de vendas; estender o horário de atendimento; investir mais em marketing…..

2 – Entender seus clientes

Outra dica que pode parecer primária, mas, cuidado! Você já se ateve, verdadeiramente,  ao tema?

Caro consultor, já conheço meu cliente: mulher, classe C, até 30 anos. Talvez ao chegar até este ponto do artigo, seja isso que você está pensando. Lamento informar! É preciso muito mais do que isso!

Você deve criar um personagem fictício que personifique quem consome sua solução. Esse personagem é definido por meio de muitas pesquisas e análises. Esse personagem, normalmente, é chamado de Persona ou Avatar(para saber mais sobre o assunto, clique). Em poucas palavras, você deve imaginar como é a família, o trabalho, a vida, os hábitos do seu cliente ideal.

`Para entender como fazer um plano de marketing matador, essa informação é FUNDAMENTAL. Isso por que sua Persona guiará todas as suas estratégias.

3 – Olhar para a concorrência

Essa dica requer uma dose de humildade que nem todos os empreendedores tem!

Espero que não seja seu caso!

Mas um olhar sobre os concorrentes do seu mercado pode fazer com que enxergues o que eles estão fazendo melhor que você.

Não é demérito copiar seus concorrentes naquilo que eles fazem melhor que você. Esse é o caminho que você os supere.

Apenas para concluir, anote as 3 dicas para que seu plano de marketing seja efetivo:

  1. Ter objetivos bem definidos.
  2. Entender seus clientes.
  3. Olhar para a concorrência.

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

P.S: O seu plano de marketing funciona? As dicas foram úteis? Já aplica alguma delas? Deixe seu comentário e dê se parecer! Sugestões são sempre importantes!

 

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.