SEGREDO REVELADO: COMO FAZER UM MARKETING MAGNÉTICO!

“A única fonte de lucro é o cliente”. Peter Drucker

Os consumidores andam preferindo os produtos concorrentes ao invés dos seus? Você já reduziu sua margem de lucro e, mesmo assim, seus produtos não saíram da prateleira? Seus vendedores não tem conseguido zerar o estoque? Seus serviços não são mais requisitados como antes? Seus clientes não lembram mais de você em caso de necessidade?

Muitos empreendedores, sejam eles digitais ou tradicionais, produtores, revendedores ou prestadores de serviço tem sido atormentados por questões, pelo menos, similares a estas.

Suas vendas encalharam? Seu telefone não toca mais com a mesma frequência de outrora? Viu surgirem muitos concorrentes para o seu produto ou serviço ultimamente? Sua empresa está estrangulada financeiramente por falta de vendas?

Se a resposta para as perguntas feitas acima for afirmativa, acompanhe este artigo do Marketing de Resultado/sadialvaro.com pois nele, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, vou ensiná-lo a mudar esse quadro.

Mais uma pergunta, porém, se faz necessária: você já questionou a qualidade do marketing da sua empresa?

Se não, acredite, deveria!

Muitos empreendedores falham nesse ponto. Isso independe, inclusive, do tamanho da empresa e da verba disponível para investimento em marketing.

Obviamente que os reflexos do mau gerenciamento dos recursos destinados a esta área e investido de maneira pouco assertiva, geram efeitos mais cruéis e devastadores nas pequenas e médias empresas.

Todos empresários almejam uma estratégia de marketing mais eficiente, que transforme as áreas de vendas e comunicação de sua empresa. Ao menos os que tem ambição de crescer e expandir sua carteira de clientes. Mas, infelizmente, poucos são os felizardos que conseguem encontrar esse marketing matador.

Se você ou sua empresa estão passando por situação análoga a esta e a coluna de débitos está ficando com números maiores que a de créditos, conheça agora os elementos que você deve considerar para transformar essa situação e fazer com que suas vendas reajam e os clientes voltem a procurar seus serviços ou produtos:

  • Ter relevância.
  • Ter empatia.
  • Ambiente adequado.
  • Invista na copy.
  • Momento.

Sei que deves estar ansioso para conhecer esse marketing redentor e fazer com que seus clientes voltem a procurá-lo. Conheça o elemento inicial dessa, assim espero, sua nova estratégia de marketing!

Ter relevância

A eficiência de uma estratégia de marketing está intimamente ligada a um ingrediente, não raras vezes, desconsiderado por empreendedores e, pasmem, por muitos profissionais da área de marketing. Refiro-me à relevância do que você tem a dizer.

Caso sua mensagem, seu conteúdo, não possua relevância para quem é alvo dele, seus clientes, sua Persona(clique para saber como identificar a do seu produto ou serviço), estarás, por assim dizer, pregando no deserto.

De nada adianta um outdoor gigante no principal corredor comercial da sua cidade, por onde circula seu público-alvo, se a mensagem contida nele não diz absolutamente nada para essas pessoas.

O mesmo se aplica para aquele anúncio do Facebook, absolutamente vazio em termos de mensagem para quem ele é, verdadeiramente, endereçado.

Esses anúncios, em qualquer mídia, não chamarão a atenção de ninguém que seja do seu interesse!

Conteúdo sem relevância não vende nem o melhor produto do mercado! Anos de experiência no ramo? Esquece…

Somente se chega ao cliente com conteúdo e produto relevantes!

Por isso quando você mira, por exemplo, o público de alto poder aquisitivo, não basta disponibilizar produtos caros. Deves disponibilizar o melhor produto! A melhor marca! Isso sim é relevante para essas pessoas.

Então, atente para essa dobradinha: entregue um conteúdo que seja relevante para sua Persona e um produto de relevância equivalente.

Ter empatia

Criar conexão imediata com seu público potencial é tarefa de um marketing magnético!

Contar histórias é a forma mais eficaz para se conseguir tal feito!

Ao contar histórias em suas estratégias de marketing, seu cliente se identifica rapidamente com você. Ele enxerga em você sua imagem espelhada, pois, em alguns casos, ele pode ter vivido experiências semelhantes.

Essa identificação é conhecida como empatia.

A empatia, além de atrair a atenção, torna seu público-alvo muito mais disposto a ouvir o que você tem a dizer ou a conhecer a solução que você tem a oferecer.

Ambiente adequado

Porém, os dois itens anteriores obtêm ainda mais resultado quando chegam ao seu cliente num ambiente adequado.

O ambiente é fundamental para criar o magnetismo que determina o sucesso de uma estratégia de marketing.

O ambiente correto deve ser criteriosamente observado em qualquer plataforma. Use a plataforma preferida da sua Persona. E-mail? Telefone? Não importa…use a preferida por ela!

A sua estratégia de marketing deve estar presente em todos os espaços ocupados por sua empresa. Físicos e digitais!

Um ambiente de vendas controlado é garantia para agradar seu público e aumentar suas vendas. Inclusive, aumentar o ticket médio de suas vendas. Afinal, viver uma experiência de compra prazerosa pode fazer com que as pessoas, até, paguem mais por um produto ou serviço.

Invista em copy

Como já deixamos claro no primeiro elemento para uma estratégia de marketing eficiente, a relevância do seu conteúdo é extremamente importante. E a busca pela relevância passa, obrigatoriamente, pelo que você tem a dizer, ou seja, qual a sua mensagem.

É fundamental para sua comunicação e sua estratégia de marketing a qualidade das mensagens que você produz. A sua copy é a arma de atração de clientes mais poderosa que você e sua empresa tem em mãos.

Além de um elemento de atração de clientes essencial, a copy tem o poder de concluir vendas. E, creio que você irá concordar comigo, o cenário mais frustante possível é, depois de o cliente conhecer seu negócio, entrar no seu estabelecimento físico ou na sua página de venda e sair sem concretizar o processo de compra.

Um profissional de copy competente irá gerar resultado, irá gerar vendas. Afinal sua mensagem não pode estar presente somente, ela tem que ter um objetivo claro que é gerar uma ação, que pode tanto ser de compra como qualquer movimento que você quer que o cliente faça, como fornecer o e-mail ou segui-lo nas redes sociais por exemplo.

Momento

E, para fechar nossa lista, o momento!

Entender o tempo certo é crucial para que sua mensagem seja entregue ao destinatário, seu cliente, e ele a receba e a aceite.

Receber uma ligação de telemarketing num final de semana, a noite, não é nada agradável e estimulante.

Para saber qual é esse momento, onde encontrá-lo e como impactá-lo, é necessário conhecer o seu cliente. Pesquise minuciosamente os hábitos de sua Persona para que ela não receba suas mensagens em uma hora inconveniente para ela.

Sem sombra de dúvida, entender esse momento é um facilitador de vendas.

Para fecharmos esse artigo do Marketing de Resultado/sadialvaro.com gostaria de frisar que uma estratégia de marketing otimizada é muito mais eficaz para levar seu cliente a comprar seu produto ou serviço, além de ser um potente fidelizador.

Tendo isso em vista, nunca é demais relembrar quais são os elementos capazes de transformar a sua estratégia de marketing e torná-la certeira, magnética:

  • Ter relevância.
  • Ter empatia.
  • Ambiente adequado.
  • Invista na copy.
  • Momento.

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

P.S: Deixe-nos sua impressão sobre o que você acabou de ler! Sua dúvida ou reclamação a respeito deste e outros posts também é bem-vinda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.