MARKETING POLÍTICO. 5 DICAS PRECIOSAS!

  • “A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam”.

Maquiavel

Você gostaria de saber como um candidato a algum cargo eletivo deveria proceder? Você será candidato nas eleições que se aproximam? Ou é assessor de algum? Você está ciente de que o o eleitor brasileiro está mais crítico? Você ainda acredita que velhos métodos vão funcionar?

Saiba você que as dúvidas levantadas povoam a cabeça de muitos candidatos e assessores de candidatos neste exato momento.

Pesquisas indicam que, certamente, teremos um alto índice de abstenção nas eleições de outubro em virtude da descrença dos eleitores desse país.

Para convencer os eleitores ainda dispostos a se dirigir até as urnas, será necessário, pelo menos junto aos mais esclarecidos, adotar novas técnicas de persuasão(clique para saber mais sobre persuasão).

Apenas para deixar muito claro, nós do Marketing de Resultado/sadialvaro.com, somos terminantemente contra a manipulação. Prezamos pela ética, sempre!

Feita essa ressalva de suma importância, se o marketing político está no seu radar sugiro que continues com a leitura!

Muitos candidatos já entenderam que para atingir a meta traçada para as eleições vindouras, boas estratégias serão fundamentais.

Essa percepção tem feito com que muitos políticos ou candidatos procurem se inteirar mais sobre o que diz respeito ao marketing político visando tomar conhecimento de táticas para serem empregadas em suas campanhas.

O marketing político faz uso de métodos para conquistar e se relacionar com as ´pessoas, no caso específico com os eleitores. Métodos, esses, essenciais para ganhar sua atenção, tanto no meio tradicional como no digital.

Nesse texto, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, ensinarei 5 sacadas preciosas para impulsionar campanhas políticas. São elas:

  1. Entender o eleitorado.
  2. Ética e transparência.
  3. Interação.
  4. Plataforma digital.
  5. Continuidade.

Sem mais delongas….

1 – Entender o eleitorado

Você, provavelmente, já definiu os princípios que regem sua campanha. Já listou e estudou as suas promessas. Trabalho de planejamento concluído, não é mesmo? Errado!

Falta algo fundamental: informações sobre o seu público-alvo. Seus eleitores. Sua Persona(clique para saber mais a respeito)!

É necessário conhecer as características que a maioria tem em comum.

Conhecer interesses.

Levantar dados demográficos.

Para tal fim, pode-se usar o Google Analytics ou Facebook Insight. Também recomendo nunca subestimar uma pesquisa qualitativa por meio do boca-a-boca.

2 – Ética e transparência

Estamos todos fartos da corrupção e falta de ética que campeia no Brasil.

Nós, do Marketing de Resultado/sadialvaro.com, somos defensores intransigentes da ética e transparência. Em qualquer área de relacionamento humano. Comercial, político, amoroso….

Posto isso, consideramos que transparência e ética são valores que, necessariamente, precisam fazer parte da trajetória de qualquer pessoa. No caso específico, aqui, do candidato a algum cargo eletivo, esses dois quesitos devem ser uma constante antes e, principalmente, durante o mandato.

Muitos políticos, defensores ferrenhos dessas práticas enquanto candidatos, esquecem-nas depois de eleitos. Bem como das promessas e estratégias de governo.

As práticas do governante, nesses casos, não condizem com as do candidato.

Para fortalecer o relacionamento com o público é preciso que o candidato mantenha as mesmas práticas antes e depois da eleição.

3 – Interação

Outra dica que não deve ser subestimada.

Ser acessível, conversar, cumprimentar, enfim, interagir com as pessoas é condição sine qua non para o sucesso de qualquer político enquanto candidato.

É aconselhável que essa interação com os eleitores/cidadãos não se restrinja aos períodos eleitorais. O político deve, sempre, mostrar-se simpático e acessível para tratar com muitas pessoas.

O político deve criar canais de comunicação com a comunidade e dar valor a eles. O relacionamento deve ser contínuo. Deve iniciar muito tempo antes das eleições.

4 – Plataforma digital

Os meios digitais não podem e não devem ser ignorados por ninguém. Muito menos pela classe política. Portanto, caro candidato, sua campanha não pode ficar ausente da web. Afinal, o mundo está online!

Deve-se elaborar um bom plano de marketing digital. Escolher o melhor período para iniciar a publicidade e anúncios nas redes sociais.

Um ponto crucial: não esqueça de responder comentários. Interação é a palavra!

A velocidade online é brutal. O movimento das informações, opiniões, notícias, etc, é estonteante. É o mundo em tempo real. Portanto não relegue a um segundo plano esse ponto da sua campanha.

Para obter sucesso um bom trabalho no meio digital é necessário.

O candidato deve ir em busca de ferramentas que podem ser úteis para otimizar o tempo e os esforços em busca dos votos.

Estratégias online a fim de impulsionar o marketing político é a ordem!

5 – Continuidade

Já falamos disso no item 2, mas convêm bater na tecla mais uma vez.

Políticos que aparecem somente em períodos eleitorais existem, infelizmente, mas não seja um deles.

Os políticos devem aproveitar o planejamento de campanha e se organizar de tal modo que tornem-se autoridades em diversas temáticas de interesse comum e abordá-las junto a população em períodos não eleitorais.

O político deve se comunicar e agregar valor às promessas feitas durante a campanha eleitoral.

Rapidamente, vamos listar as 5 preciosas dicas de marketing político que pautaram esse artigo:

  1. Entender o eleitorado.
  2. Ética e transparência.
  3. Interação.
  4. Plataforma digital.
  5. Continuidade.

Agora, de posse das 5 sacadas, conte-nos o que achou no campo destinado aos comentários!

Grande abraço e bom pleito

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

 

P. S.: “O liderado será reflexo da sua liderança, então quem espera lealdade, primeiro deve ser leal”. Flávio Augusto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.