AUMENTAR OS LUCROS DO SEU NEGÓCIO? SAIBA COMO.

A concorrência no seu nicho de mercado está feroz? Sua empresa vem perdendo participação no mercado? Os produtos ou serviços do seu mercado vem se transformando em commodities(comódites em português)? O mercado “tabelou” os preços dos seus produtos ou serviços? Não vislumbras nenhuma perspectiva de elevação de faturamento com a venda de seu produto ou serviço?

Caso tenha respondido “sim” para as perguntas acima saiba que não estás só.

Muitos empresários encontram-se nessa situação. Situação esta, aliás, que tem se agravado nos últimos tempos. Poderíamos listar os motivos porém, não é nosso foco.

Nós, do Marketing de Resultado/sadialvaro.com, resolvemos centrar nossos esforços na busca de soluções.

Se você, caro empresário e/ou empreendedor, já tentou quase tudo para aumentar as vendas do seu produto ou serviço, para incrementar seu faturamento, para sanar as finanças da sua empresa, e todas as tentativas ou naufragaram ou não atingiram as metas traçadas, sugiro que fiques atento para o que eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, tenho para te dizer no presente artigo.

Não desista. Continue lendo esse texto até o seu final!

Uma modalidade de venda de produtos e serviços muito em voga no  mercado atual são os modelos de assinatura.

Empresários e empreendedores que buscam essa solução para reverter um viés de baixa nos seus negócios entendem que modelos de assinatura geram cobrança recorrente de uma base de clientes já conquistada.

Além disso, modelos de assinatura trazem consigo outra grande e significativa vantagem: a previsibilidade de receita.

Não conheço empresário que não queira ter recorrência no faturamento da sua empresa. Vender para quem já comprou de sua empresa é o que todos almejam.

As vendas através de modelos de assinatura propiciam justamente isso.

Mas, os benefícios não estão restritos somente a venda para antigos clientes. Existe um ganho paralelo! Ao aumentar a receita recorrente via modelo de assinatura, a necessidade de investir na prospecção de novos clientes a fim de atingir a quantidade de vendas necessária para atingir a meta mensal estipulada se torna menor.

Imaginemos uma empresa qualquer que para atingir a meta de faturamento mínimo mensal tenha que vender 5.000 unidades do seu produto ou serviço. Através do modelo de assinatura pode-se manter uma base de consumidores assinantes capaz de atingir a meta estabelecida nos meses seguintes ou ao menos grande parte dela.

Ao diminuir a necessidade de prospecção de novos clientes, visto que a empresa possui uma boa base de clientes com vendas recorrentes, diminui, também, a necessidade de novas campanhas em busca de novos leads.

Sabe-se que a conquista de um novo cliente gera um gasto para a empresa.

Com vendas recorrentes para uma base de clientes já conquistada a empresa aumenta a lucratividade em relação ao gasto efetuado para formá-la.

Outro ponto que convêm sublinhar é a estabilidade no faturamento da empresa gerado por essa modalidade de vendas. Afinal um fluxo de caixa saudável é o que todo empresário almeja.

VANTAGENS DOS MODELOS DE ASSINATURAS

Vendas recorrentes por meio de um modelos de assinaturas são uma tendência no mercado de serviços digitais atualmente.

Porém, não pense você que esse modelo de vendas somente se aplica aos serviços online. Nada disso!

Vendas via modelos de assinaturas, inclusive, foram copiadas do mercado físico, tradicional.

Outros modelos de negócio, bem mais tradicionais, como jornais, revistas, escolas, etc, já fazem uso dessa estratégia de vendas a longo tempo.

Listamos algumas vantagens que os modelos de assinatura podem proporcionar ao seu negócio e torná-lo mais lucrativo.

  • Clientes fiéis.
  • Agilidade no consumo.
  • Flexibilidade no preço.
  • Controle da demanda.

Vamos detalhar cada uma destas vantagens logo a seguir.

Clientes fiéis

Através de modelos de assinaturas o relacionamento entre empresa e cliente fica muito mais próximo.

Cliente engajado nesse serviço torna-se um parceiro capaz de indicá-lo para outras pessoas.

O engajamento do cliente com a empresa é muito mais difícil quando as relações comerciais entre as partes acontecem esporadicamente.

Empresas de software já perceberam essa dificuldade.

Hoje, grande parte delas, ao invés de venderem suas soluções como produtos, passaram a oferecer os softwares como serviços pagos de forma anual ou mensal. Por vezes os assinantes tem, inclusive, acesso a uma área exclusiva para membros ou mesmo suporte personalizado.

Fazendo uso dos modelos de assinaturas a empresa reforça a presença de sua marca na mente dos clientes, visto que está presente no seu cotidiano.

Agilidade no consumo

Com a vida cada vez mais agitada que as pessoas levam, a praticidade tem muito valor percebido.

A venda por modelos de assinatura se encaixa nesse conceito, o da praticidade. Tendo como principal característica a cobrança recorrente ele facilita a vida de seus clientes, visto que desaparece a preocupação de efetuar um pagamento sempre que desejar consumir o produto ou serviço, bem como desaparece, também, a necessidade de, nesses momentos, efetuar um pedido.

Clientes satisfeitos tendem a valorizar a comodidade proporcionada pelos modelos de assinatura.

Flexibilidade no preço

A adoção do modelo de vendas por assinatura permite a criação de planos diferentes, com preços diferentes.

Essa tática torna o serviço mais acessível a uma gama maior de consumidores. Possibilita que o cliente escolha um plano que se encaixe em seu orçamento.

Os diferentes planos podem adotar diferentes unidades de medida. Quantidade de produtos, horas, acessos, downloads, gigas….

Ao contrário do que acontece nos modelos de assinaturas adotados pelas mídias impressas como jornais e revistas, que cobram, parceladamente, pela assinatura anual, pode-se, atualmente, cobrar somente nos períodos em que o cliente desejar ter acesso aos produtos ou serviços.

Essa alternativa torna possível a adesão de consumidores com diferentes níveis de poder aquisitivo.

Controle da demanda

Vendas usando esse modelo permitem um maior gerenciamento de estoque, quando se tratar de produtos físicos obviamente, ou um maior controle no suprimento de demandas.

Isso é possível devido ao conhecimento que a empresa tem do número de assinantes ativos no momento da análise.

Em se tratando de produtos físicos gerencia-se o estoque com base na demanda prevista para o mês seguinte considerando-se o desempenho das vendas nos meses anteriores.

Capital imobilizado em estoque não condiz com os tempos atuais.

A grande maioria das empresas adota o modelo de estoque praticamente zero, usando o método popularizado pela japonesa Toyota, Just in Time.

Quando se tratar de produtos digitais, como os consumidos em áreas de membros por exemplo, os modelos de assinatura permitem um melhor dimensionamento de servidores, considerando-se as demandas apresentadas.

Mesmo sendo mais lucrativos e virem acompanhados de muitos benefícios para o seu negócio, as vendas via modelos de assinaturas requerem um série de estudos para sua implantação. A migração para este modelo não costuma ser uma tarefa simples.

Mesmo estando em sintonia com os dias de hoje, os modelos de assinaturas para serem implantados exigem uma análise detalhada da estrutura do modelo de negócios da empresa e de como ele está performando. Sem isso não é possível afirmar se a empresa está apta a competir nesse mercado.

Reveja, abaixo, do que tratamos neste artigo.

  • Modelos de assinatura: uma nova tendência no mercado.
  • Vantagens dos modelos de assinatura: 
  • clientes fiéis;
  • agilidade no consumo;
  • flexibilidade no preço;
  • controle da demanda.

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão nos comentários.

Gostaria de ver algum assunto específico abordado? Conte-nos!

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

 

 

P. S.: “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, mas por uma equipe”.

 

Anúncios

Um comentário sobre “AUMENTAR OS LUCROS DO SEU NEGÓCIO? SAIBA COMO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.