Saiba, AGORA, O Que É Marketing Direto.

Marketing Direto: isso lhe é familiar? Não? Gostaria de encontrar uma forma de fidelizar seus clientes? Gostaria de tornar sua marca ou produto conhecidos? Já tentou todas as formas de propaganda e publicidade, todos os tipos de anúncio conhecidos por você e, mesmo assim, não consegue alavancar suas vendas? Talvez seja uma boa ideia continuar lendo esse artigo…..

Exatamente isso! Nesse espaço, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, vou abordar um assunto que pode resolver os conflitos comerciais e mercadológicos relacionados acima: o MARKETING DIRETO.

O marketing direto é extremamente eficiente para aquelas empresas que desejam se comunicar melhor com seus clientes.

Sendo mais direto: se sua intenção é fidelizar seus clientes, tornar sua marca mais conhecida, ou mesmo seu produto, gastar seus parcos recursos destinados ao marketing de forma mais assertiva ou, ainda, simplesmente atrair um maior número de clientes, muito provavelmente o marketing direto lhe será muito útil.

Não se trata de uma fórmula milagrosa ou mágica.

O marketing direto é, simplesmente, uma estratégia.

A medida que o uso das ferramentas de marketing direto se torna mais intensivo e o conhecimento acumulado sobre o tema aumenta, a abordagem que você fará ao seu público-alvo se aproximará do ideal.

Não espere mais, OTIMIZE SEUS INVESTIMENTOS EM MARKETING! JÁ!

De modo a facilitar e guiar sua leitura, segue um pequeno roteiro do que será abordado aqui:

  • Marketing direto: o que é?
  • Marketing direto: objetivos principais.
  • Marketing direto: tipos.

Vamos, então, nos aprofundar no assunto.

Marketing direto: o que é?

A fim de melhorar a comunicação com seu público-alvo as empresas se utilizam de um conjunto de estratégias, que nominamos de marketing direto.

Marketing direto, como sugerido pelo próprio nome, é uma comunicação que se dá sem a ação de intermediários. O contato, nessa modalidade, ocorre via correios, fone ou através de mensagens enviadas por e-mail.

No marketing direto as mensagens costumam ser personalizadas e direcionadas a um público específico, objetivando a atração de novos clientes e a fidelização dos já existentes.

Devido ao seu excelente custo/benefício(converte mais com gasto menor, quando comparado a outros tipos de marketing) torna-se a melhor opção para empresas de médio e pequeno porte.

Marketing direto: objetivos principais

Embora os objetivos no mundo dos negócios sejam bem amplos e diversos, destacamos aqueles comuns a grande massa de empresas.

Um objetivo comum a grande maioria das empresas é a intenção de tornar sua marca conhecida.

Nem só a vendas se resume o marketing! Uma campanha de marketing pode ser considerada exitosa mesmo que não gere novas vendas imediatamente. Se ela servir para manter a marca da empresa viva na mente das pessoas, certamente ela gerará vendas futuras.

Normalmente essa venda futura acontecerá quando a solução que sua empresa oferece se tornar uma necessidade para a pessoa que foi impactada pela campanha de marketing realizada anteriormente.

Ao tratar cada cliente de forma exclusiva e personalizada, o marketing direto gera uma satisfação maior no consumidor, fidelizando-o.

O marketing direto não trata o consumidor como apenas mais um na multidão. Ele visa, com a personalização da comunicação, gerar novas vendas e novos leads. Esse, com certeza, é outro objetivo comum a todas as empresas, atrevo-me a dizer!

Sublinho aqui, novamente, que o ganha-ganha é muito importante. Para a obtenção dos objetivos desejados, todas as campanhas de marketing devem ser justas. Para ambos os lados. Tanto para empresa quanto para clientes.

O consumidor somente realizará a ação desejada por você se ficarem claros os benefícios prometidos.

Isso é básico!!!!

Marketing direto: tipos

O marketing direto é bastante dinâmico, por isso ele está em constante evolução e tudo acontece muito rapidamente.

Mesmo assim, destacamos algumas ações mais recorrentes no marketing direto:

  • marketing de catálogo;
  • mala direta;
  • e-mail marketing direto;
  • telemarketing;

Marketing de catálogo

Modalidade muito utilizada pelas marcas que atuam com vendas de porta a porta. As empresas enviam catálogos, impressos ou online, que contenham todo o seu portfólio de produtos aos seus potenciais clientes.

Mala direta

Por se tratar de envio de material publicitário diretamente ao endereço da pessoa, permite a segmentação da Persona/Avatar e a personalização do material enviado.

E-mail marketing direto

Usado dessa maneira, o marketing direto visa atingir os consumidores através de suas contas de e-mail. Esses endereços podem ser obtidos de diversas formas já descritas aqui, no Marketing de Resultado/sadialvaro.com. São elas as landing pages do seu próprio site, fóruns, redes sociais e através de vendas feitas na web.

Telemarketing

Essa, provavelmente, é a ação de marketing direto mais conhecida por todos. Mesmo pelos completamente leigos no assunto.

Essa ação consiste em telefonar para seus contatos com o objetivo de pedir algo, como doações, opiniões a respeito de algo(produto ou serviço, no nosso caso), suporte para campanhas políticas ou mesmo vender.

Como de costume reforçamos o pedido para que você deixe sua opinião, sugestão ou crítica no campo de comentários. Prometo ler todos eles!

Esses foram os itens tratados nesse espaço:

  • Marketing direto: o que é?
  • Marketing direto: objetivos principais.
  • Marketing direto: tipos.

Grande abraço e bons negócios

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing / Especialista em Vendas Online

“O fracasso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”. Henry Ford.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.