Quer Convencer as Pessoas Mais Facilmente? 5 Dicas Secretas De Persuasão!

Você encontra dificuldades para convencer alguém a comprar algo seu? Não sabe exatamente como agir para ter seus pedidos atendidos mais facilmente? Não sabe como pedir algo a uma pessoa que não seja do seu convívio? Alguém que ainda não é seu cliente, por exemplo? Solicitar que novos logistas vendam o produto que sua empresa produz?

Creio que muitas pessoas e empresas responderiam sim para essas perguntas.

Se você que lê esse artigo neste momento se enquadra nesse grupo, as linhas que seguem podem ser úteis.

O mesmo vale para empresas com dificuldades de abrir novos mercados, de colocar seus produtos numa maior quantidade de pontos de venda.

Essas dificuldades são um grave limitador de faturamento e vendas para muitos. Visto que esse espaço é dedicado ao marketing, é com esse intuito que eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, me dediquei ao assunto. Mas, obviamente, essas técnicas podem ser aplicadas em qualquer contexto da vida.

As pessoas e empresas podem ser persuasivas quando falam ao seu público-alvo ou quando escrevem para ele. Normalmente, nós do marketing, abordamos esse segundo ponto.

Nesse momento, porém, nos dedicaremos as técnicas a serem usadas de maneira presencial.

As dicas de persuasão que ensinaremos e explicaremos em detalhes logo abaixo são:

  1. Sorriso é sempre bem-vindo;
  2. Não vá com muita sede ao pote;
  3. Encontre alguém em comum;
  4. Posição lateral é a ideal;
  5. Solicitação inicial simples;

Essas pequenas ações podem fazer muita diferença no resultado final de uma reunião.

Vamos ao pontos, então.

1 – Sorriso é sempre bem-vindo

Sabe-se a muito que toda ação leva a uma reação.

No caso específico em questão, dificilmente a resposta a um sorriso não é outro em troca. Já reparou nisso? Preste atenção da próxima vez…

O sorriso faz com que você pareça mais legal que a maioria das outras pessoas, mostra que estás feliz.

Chegando com um sorriso nos lábios você mostra que chegou desarmado, além de demonstrar simpatia. A tendência é que sejas recebido da mesma forma, fazendo com que seu interlocutor fique mais disposto a ouvir o que você tem a dizer.

2 – Não vá com muita sede ao pote

Exatamente o que você acabou de ler. Em outras palavras, quero dizer que não é aconselhável demonstrar necessidade, carência em um encontro, reunião ou coisa que o valha. Não é legal sentir pena de alguém. Seria esse sentimento que você transmitiria se demonstrasse a necessidade premente de fechar aquele negócio em uma única reunião. Mesmo que essa seja a verdade. Mesmo que você necessite desta venda para salvar seu dia. Não demonstre isso em hipótese nenhuma.

Isso pode até, em alguns casos, funcionar em uma ou outra oportunidade. Porém essa estratégia tem vida curta. Eficácia fugaz.

Alerta importante: a recomendação em questão vale em qualquer situação. Ela independe do lado do balcão em que você esteja. Não importa se você é o comprador ou o vendedor.

Sempre demonstre interesse de forma bastante comedida.

Não se deixe ser dominado pelo sentimento de urgência, premência, desespero ou outro nome qualquer que queiras dar. Controle é a chave!

3 – Encontre alguém em comum

É sempre interessante ser apresentado a uma pessoa estranha por um amigo, conhecido ou contato em comum. Mesmo que esse “elo” entre as duas partes não seja muito sólido. Quero dizer que essa intermediação pode ser feita por uma pessoa que não precisa ser extremamente íntima sua nem tampouco da outra parte. E na maior parte das vezes não será. Basta que  não seja um completo estranho.

Conversar com um estranho sendo apresentado ajuda a criar atalhos, superar as barreiras iniciais de um encontro inaugural típico entre duas partes que não se conhecem previamente. Cria uma sutiliza que não seria possível de outro modo.

Mas e na prática, como isso se daria?

Isso deve ser usado sempre, em qualquer situação. Mas você dirá: existem situações em que é impossível termos uma pessoa em comum minimamente conhecida.

Essa merece ser anotada!

Nos casos em que não existe ninguém que possa fazer a apresentação, sugiro que não seja você a fazer o primeiro contato. Proceda da seguinte maneira: deixe que um amigo ou conhecido seu seja o “cara estranho”. Ele faria o primeiro contato. Só então você entra em cena, apresentado pelo “cara estranho”.

Acredite, isso é muito mais eficiente do que se você fosse encontrar seu alvo solitariamente.

4 – Posição lateral é a ideal

A posição lateral em um diálogo inicial reforça o item 2.

Ou seja, transmite a ideia que o interesse não é tão grande assim. Embora algumas vezes até seja. Mas, como disse antes, evite que a outra parte o perceba.

Essa dica funciona muito bem em um primeiro contato.

Apesar de não parecer, essa dica funciona.

5 – Solicitação inicial simples

Essa tática já foi comprovada através de experimentos realizados.

Ela consiste em fazer uma solicitação bastante simples a alguém a quem você gostaria de pedir algo.

Assim como vender para alguém que já comprou algo de você é muito mais fácil do que vender esse mesmo produto a alguém pela vez, fazer uma segunda solicitação a alguém que já atendeu a uma primeira aumenta em muito a chance de êxito.

Na experiência feita em uma lanchonete, padaria, café, uma pessoa solicita a um desconhecido que ligue para seu chefe e diga a ele que não vai poder ir ao trabalho devido a uma doença. Uma flagrante mentira, evidentemente, visto que a pessoa se encontra em um café.

Todos concordamos que a chance de sucesso nessa empreitada é remotíssima. E de fato poucas pessoas se dispuseram a participar da farsa.

Mas, usando a técnica sugerida nesse item 5 a situação se alterou.

Ao solicitar a um completo estranho que este cuidasse da mala enquanto ia ao banheiro(pedido bastante mais simples, e atendido prontamente por quase todas as pessoas) e, somente depois, fazer a solicitação que realmente interessava, que era de pedir que ligassem para o chefe e mentissem a respeito do seu estado de saúde, a quantidade de pessoas que se dispôs a fazê-lo foi muito maior.

Quero grifar esse alerta IMPORTANTÍSSIMO: MUITO CUIDADO COM O SEGUNDO PEDIDO. MANIPULAÇÃO NUNCA! SEU PEDIDO, EM HIPÓTESE NENHUMA, PODE FAZER COM QUE A PESSOA, AO ATENDÊ-LO, SE SINTA MANIPULADA.

Para que as dicas sejam lembradas por você na próxima reunião:

  1. Sorriso é sempre bem-vindo;
  2. Não vá com muita sede ao pote;
  3. Encontre alguém em comum;
  4. Posição lateral é a ideal;
  5. Solicitação inicial simples;

O que achou do assunto de hoje? Deixe sua opinião no campo destinado a comentários.

Envie-nos sugestões de assuntos que gostaria de ver no nosso blog.

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online

 

 

 

P.S: “O que nos parece uma provação amarga pode ser uma benção disfarçada”. Oscar Wilde.

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Quer Convencer as Pessoas Mais Facilmente? 5 Dicas Secretas De Persuasão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.