USE CAUDA LONGA PARA ATRAIR MAIS VISITANTES PARA SEU SITE;

Atrair mais visitantes usando cauda longa? É um dragão? Um dinossauro? O que isso tem a ver com marketing digital? Talvez você esteja se fazendo essas perguntas. No entanto, agora é minha vez de perguntar: você gostaria de aumentar o número de visitantes no seu blog/site(ou da sua empresa) e com isso incrementar suas vendas e seu faturamento?

Quem conhece algum empreendedor ou empresário que não tenha isso em mente que atire a primeira pedra.

A internet abriga uma quantidade infinita(estou exagerando?) de sites e blogs. Se por um lado o público usuário dessa plataforma aumentou em proporções exponenciais, por outro, a concorrência por audiência virou um vale-tudo….ou MMA, para estarmos mais em sintonia com os tempos atuais.

São imensamente grandes as chances de que seu site ou blog esteja carecendo de visitantes e, em decorrência disso, não esteja gerando faturamento, pelo menos não o pretendido, para sua empresa. Acertei?

No presente artigo, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online, vou explicar melhor o que significa cauda longa e como você e sua empresa podem se beneficiar dela  aumentando o número de clicks no seu site/blog e, porque não, aumentar as vendas de seus produtos ou serviços.

Continue com a leitura, pois a seguir detalharemos os seguintes pontos nesse post:

  • Qual o conceito da cauda longa no marketing digital?
  • Palavras-chaves cauda longa. O que são?
  • Análise de exemplo de cauda longa na prática.
  • Benefícios do uso de cauda longa.
  • Dicas importantes de como usar palavras-chave de cauda longa.

Qual o conceito da cauda longa no marketing digital?

Termo popularizado com o livro(antecedido por um artigo) A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho. Chris Anderson é o autor.

Desde então, passou-se a usar a expressão “cauda longa” para explicar e descrever a estratégia de atacar muitas coisas com demanda baixa. Ao contrário de outra estratégia, também muito comum, de poucas coisas com demanda enorme. Podem servir de exemplo de “cauda longa” as lojas especializadas, como as que vendem somente rolamentos ou chocolates. Existem muitas outras, em vários segmentos de mercado. No outro canto do ringue encontramos as lojas de departamentos, que vendem uma infinidade de produtos populares.

A imagem abaixo ajuda na compreensão.

Ao observarmos o lado esquerdo da imagem, percebemos que “coisas mais genéricas” possuem uma demanda maior, embora sejam limitadas em quantidade. Já a chamada “cauda longa” é demonstrada no lado oposto. Ela é composta por “coisas mais específicas”. Possuem demanda menor. Contudo, superam as genéricas em quantidade devido a variedade grande de opções.

Aplicado ao varejo, isso pode significar que trabalhar com produtos que fazem parte da “cauda longa”, no cômputo geral, pode ser mais rentável.

Mas como aplicar no marketing digital? Respondo! Usando palavras-chave com essa característica. Isso ampliará, certamente, o número de visitantes e, principalmente, potencias clientes para seus produtos ou serviços, no seu site. Visto que o número de pessoas com interesse sincero, atraídas pelo que estás dizendo tende a ser maior.

Palavras-chaves cauda longa. O que são?

Long tail keywords, que traduzido para nosso idioma significa exatamente palavras-chave cauda longa.

Na maioria das vezes, compostas por várias palavras. Recomenda-se pelo menos 3, criando uma frase curta e remetendo a uma busca mais personalizada nos sites de busca.

“Cauda longa” é uma maneira, talvez uma das mais eficazes, de se destacar em meio a multidão que é o mundo virtual. A estratégia é efetiva tanto com a compra de palavras-chave no Google quanto com as melhores práticas se SEO.

Com o uso da estratégia da “cauda longa”, pretere-se os termos mais amplos, gerais, genéricos, priorizando as palavras-chave mais específicas, precisas, certeiras. Redundante ressaltar que essas palavras-chave devem ter relação direta com o conteúdo a ser divulgado.

O emprego da “cauda longa” na formação das palavras-chave da sua publicação revelarão com maior precisão o assunto abordado.

Mas por que isso poderá se refletir no meu faturamento? Porque criará uma segmentação no topo do funil de vendas(role a página para ler mais sobre esse tema), atraindo mais leads(que nada mais são que potenciais clientes), evitando que você ou sua empresa gaste energias e tempo com pessoas que, a priori, não tem intenção de adquir seu serviço ou produto.

Podes estar a essa altura da leitura, dizendo: não sou suicida, kamikase. O Consultor está sugerindo que eu abra mão de ofertar meus produtos ou serviços a um número maior de pessoas? E, pior, diz que essa estratégia pode significar aumento de clientes? Como?

Tenho que concordar que sob determinado ponto de vista a aposta parece mesmo de alto risco, pois a estratégia da “cauda longa” pode representar uma volume menor de buscas. Impactando uma quantidade menor de pessoas que buscam por um produto ou serviço na internet.

Para compensar a redução do universo de pessoas atingidas pelo seu anúncio(tráfego pago) ou publicação(tráfego orgânico), palavras-chave de “cauda longa” potencializam a possibilidade de que você, sua empresa, seu produto ou serviço sejam encontrados por pessoas que tem real necessidade de algo, pelo menos similar, ao que ofereces.

Aumenta significativamente o índice de qualidade do seu anúncio.

Análise de exemplo de cauda longa na prática

Para vermos o uso de palavras-chave “cauda longa” na prática, imaginemos uma loja de artigos esportivos especializada em tênis. Localizada, hipoteticamente, em Brasília. Correto?

Obviamente que a intenção de todo empresário, e no caso específico minha, é de que os aficionados pelo esporte da bolinha amarela encontrem o site da minha loja com a maior facilidade possível.

Para que tal fato aconteça, estar na primeira página do site de busca facilita muito essa tarefa. Nesse caso, o “encontro” se daria de forma orgânica.

Na modalidade de tráfego pago, por sua vez, essa facilidade e necessidade de ser encontrado pela sua Persona é ainda maior. Visto que a veiculação do anúncio é cobrada por click, gerando uma cobrança por cada visualização. Ser encontrado somente pelo seu cliente ideal ajuda a otimizar suas ações de marketing e evitar que você pague por visitantes que não tem intenção de compra.

Fuja de palavras generalistas como: raquete tênis, loja tênis, tênis. Existem muitas delas.

Devem ser evitadas porque a concorrência por elas é grande. Devido a isso o tenista pode não encontrar o site da nossa loja. Ou seja, não nos destacamos na multidão. Erramos o alvo por muito…

Quais palavras-chave devemos usar então? As de “cauda longa”, como recomendado desde o início. Veja alguns exemplos para nossa loja de esportes especializada em tênis:

  • raquete de tênis nova;
  • encordoamento de raquetes de tênis;
  • onde comprar raquetes de tênis;
  • preços de raquetes de tênis brasília;
  • preços de raquetes de tênis DF;
  • comprar raquete de tênis;
  • raquete de tênis preços;
  • loja de tênis DF;
  • raquete de tênis infantil;

Sem sombra de dúvidas, palavras generalistas como raquete ou raquete de tênis geram uma quantidade de buscas muitíssimo maior.

Mas como pretendemos atingir nossa Persona, preferencialmente, palavras-chave de “cauda longa” como listadas acima ajudam na mira, digamos assim. A chance de compra por parte dos tenistas cresce consideravelmente. Isso acontece porque os interesses estão postos de maneira clara.

Palavras de “cauda longa”, na maior parte das vezes, possuem uma taxa de conversão maior que as generalistas. O fato ocorre devido a concorrência menor que a que seria usual para seu nicho de mercado.

Considere-se, ainda, os diversos direcionamentos que palavras-chave de “cauda longa” possibilitam ao internauta que está fazendo a busca.

Consumidores que ainda não estão preparados para o momento da compra usarão palavras mais genéricas, informacionais, em sua busca. Veja:

  • como encontrar a raquete certa;
  • como escolher sua raquete de tênis;
  • marca de raquete de tênis;
  • top 10 melhores raquetes de tênis;
  • peso de raquetes de tênis;

Os consumidores já em estágio mais avançado na jornada de compra, procurando por conteúdos mais comerciais, normalmente usam palavras para tal fim na busca. Confira:

  • comprar;
  • revisar;
  • encordoar;
  • encomenda;
  • desconto;
  • cupom;

Benefícios do uso de cauda longa

Fizemos uma lista dos principais benefícios do uso de palavras-chave de “cauda longa”. Seguem 4 deles:

  1. atingir o alvo com facilidade;
  2. boa relação custo/benefício;
  3. taxa de rejeição diminuída;
  4. melhor classificação no site de busca;

1 – Atingir o alvo com facilidade

É importante que o interessado alcance com a maior precisão possível a resposta para sua pesquisa no site de busca. Se isso acontecer, a probabilidade de que ele clique no link a fim de resolver seu problema é grande.

As palavras-chave de “cauda longa” auxiliam a audiência a encontrar o caminho para a compra, conversão, assinatura, etc.

Além disso, são uma excelente maneira de iniciar um relacionamento proveitoso com novos clientes.

2 – Boa relação custo/benefício

Embora o volume de buscas de palavras-chave de “cauda longa” seja menor que o volume de buscas por palavras de cauda curta(máximo de 3 palavras), salientamos que, via de regra, elas geram cliques mais qualificados. Justamente por não levarem a respostas vagas a quem pesquisa, impactando o retorno do investimento(ROI) pois aumenta a chance de conversão.

3 – Taxa de rejeição diminuída

Nenhum negócio pode se vangloriar por possuir alta rejeição. Definitivamente esse não é um motivo de orgulho.

Ao otimizar suas palavras-chaves de “cauda longa” você oportuniza a diminuição dessa taxa e, de quebra, ter os visitantes certos no site do seu negócios. Podendo, inclusive, retornar outras vezes e/ou indicá-lo a outras pessoas.

4 – Melhor classificação no site de busca

Com uma rejeição menor dos visitantes também há uma melhor qualificação nas buscas do Google ou outro site de busca, o que  aumenta o número de visitas ao seu site.

Dicas importantes de como usar palavras-chave de cauda longa

Para melhor orientá-lo, caro leitor, informo que serão meia-dúzia delas:

  1. Boa pesquisa
  2. Utilize ferramentas como Google Analytics e Search Console
  3. Valha-se, também, de sinônimos
  4. Olho no tamanho
  5. Conteúdo de qualidade
  6. Esteja na mente da sua Persona

1. Boa pesquisa

O primeiro passo para definir suas palavras-chave é pesquisar os termos mais relevantes para seu ramo de atividade.

Algumas ferramentas podem ajudá-lo nessa pesquisa, como Keyword Planner do AdWords, Keyword Tool e Ubersuggest. Essa última, por exemplo, aprimora palavras-chave com termos diferentes e sugere variações. Criando um leque maior na hora da escolha de qual palavra irá ser empregada.

2. Utilize ferramentas como Google Analytics e Search Console

Ferramentas citadas acima são uma boa dica para fazer uma análise do seu site e, ao mesmo tempo, dar uma noção de quais palavras-chave de “cauda longa” podem ser exploradas.

Pesquisa, tanto dentro do seu site quanto fora dele, também são fontes de análise que otimizam palavras-chave de “cauda longa”.

3. Valha-se, também, de sinônimos

Deve-se, sempre, imaginar como seu consumidor faria uma pesquisa no site de busca antes de definir as suas palavras-chave.

Invista em sinônimos, por exemplo. Pois, seu potencial cliente pode fazer uso deles ao realizar a pesquisa.

Aconselho a criar diferentes versões de palavras-chave de “cauda longa”. Altere algumas palavras, apenas, por sinônimas ou que levem a serviços/produtos bastante similares ao seu(sapato/calçado, computador/notebook, trabalho/emprego…)

4. Olho no tamanho

Como tudo na vida, o ideal é o equilíbrio.

Nesse caso isso significa que as palavras-chave devem ter um tamanho intermediário.

Recomenda-se o uso de palavras-chave não demasiadamente curtas, 4 em média, nem tão pouco excessivamente longas. Entre 11 e 20 caracteres é uma boa pedida.

5. Conteúdo de qualidade

Embora pareça que estou me desviando do assunto proposto nesse artigo, palavras-chave de “cauda longa”, continue  com a leitura que logo entenderás.

Palavras-chave devem ser escolhidas criteriosamente. Devem claramente responder as perguntas de seus visitantes.

A cada atualização do algoritmo o Google dá mais valor a qualidade do conteúdo no seu ranqueamento.

6. Esteja na mente da sua Persona

Um exercício bastante útil a ser feito na definição das suas palavras-chave de “cauda longa” é o descrito abaixo.

Esqueça sua empresa e foque no produto que você vende.

Use sua imaginação para descobrir quais perguntas ou palavras-chave devem ser feitas ou usadas no site de busca para que seu produto seja encontrado.

Imagine-se em busca da solução para um problema que o seu produto resolve e encontrasse seu próprio site nos resultados.

Encerrando esse artigo, um pouco longo, reconheço, concluímos que é essencial o uso de palavras-chave de “cauda longa” quando a intenção é qualificar os visitantes de seu site.

Empregando essa técnica seus resultados serão maximizados.

As palavras-chave de “cauda longa” não visam a manipulação dos sistemas de busca. Visam, sim, encontrar um melhor entendimento da sua audiência, o que ela está pensando no momento da pesquisa por uma solução de um problema que ela, por ventura, tenha.

Apenas para relembrar o que foi pauta aqui:

  • Qual o conceito da cauda longa no marketing digital?
  • Palavras-chaves cauda longa. O que são?
  • Análise de exemplo de cauda longa na prática.
  • Benefícios do uso de cauda longa.
  • Dicas importantes de como usar palavras-chave de cauda longa.

Como última recomendação, solicito que deixe seu comentário abaixo. Sua opinião conta muito.

Se for seu desejo, sugira assuntos que gostarias de ver abordados. Serão muito bem-vindas, garanto!

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online

 

P.S.: “Um plano razoável posto em prática hoje é melhor que um plano perfeito que sempre fica para a semana que vem”. George Patton.

Pense sobre isso, empreendedor! Até breve!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.