Marketing Digital. 15 Dicas Imperdíveis!!

Você está começando a investir em marketing digital em 2018? Gostaria de cortar caminho? Ou já investe mas o retorno esperado não aparece? Gostaria de mudar esse quadro?

Tenho absoluta certeza que a resposta é um sonoro sim para todas as perguntas acima.

Não basta, apenas, investir em marketing digital. É necessário fazê-lo de forma eficaz. Somente nesse caso os impactos nas vendas e, por consequência, no faturamento da empresa serão sentidos.

Se você está realmente empenhado em mudar o panorama atual, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing e Especialista em Vendas Online, vou repassar, agora, 15 dicas de marketing digital que devem ser aplicadas por todos os players atuantes nessa plataforma. Seguindo-as, as chances de aumento do faturamento crescem consideravelmente.

Mantenha essa dicas sempre a mão e use-as sem moderação.

Ao continuar a leitura desse artigo saberás mais sobre:

  1. Defina com precisão o seu Avatar/Persona;
  2. Presença online! Construa a sua;
  3. Mantenha seu site atualizado;
  4. Priorize a mobilidade;
  5. Bom plano de marketing é necessário;
  6. Tenha um blog;
  7. Produza conteúdo de qualidade;
  8. Atente para o SEO;
  9. Invista em redes sociais;
  10. E-mail marketing;
  11. Venda soluções e não produtos;
  12. Conheça todas as etapas do seu funil de vendas;
  13. Chamada para ação é imprescindível;
  14. Calcule o retorno sobre o investimento;
  15. Quanto mais rápido, melhor;

O investimento em marketing, hoje em dia, inclui, obrigatoriamente, a sua versão digital. Pelo menos parcialmente. Diria mais: provavelmente a maior parte.

Segundo pesquisas recentes, mais de 70% das empresas ouvidas afirmam adotarem o marketing de conteúdo como uma das formas de gerar autoridade e capturar futuros clientes(leads).

Já é senso comum e sabido por todos que quase todas as pessoas estão online constantemente. Inclusive eu e você.

É fundamental que se alcance-os na web.

A tarefa fica bastante facilitada com as dicas de marketing digital abaixo.

1 – Defina com precisão o seu Avatar/Persona

É primordial direcionar todas as suas ações de marketing para as pessoas certas. Tanto no tradicional quanto no digital.

Antes de tudo, deve-se criar estratégias de marketing digital baseadas na personalidade detalhada do seu público alvo(Persona).

A definição dessa personalidade se dá através de pesquisas. Principalmente o público do seu negócio. A pesquisa deve ouvir um mix de clientes, clientes em potencial e pessoas que não estão no seu radar mas se alinham com sua Persona.

Atenção! Devem ser dados reais. Suposições podem direcionar sua estratégia de marketing para longe do alvo.

Na definição da sua Persona deves considerar informações como:

  • localização;
  • cargo;
  • renda;
  • hobbies;
  • desafios;
  • objetivos;

2 – Presença online! Construa a sua

Com o advento e popularização da internet,  não há mais a necessidade de caminhar, clamar por todos os santos para encontrar uma vaga de estacionamento, negociar com flanelinhas e outros perrengues mais, a fim de encontrar o produto ou serviço que desejamos.

Porém, para que você ou sua empresa não perca participação no mercado e seja encontrado mais facilmente pelos consumidores no mundo virtual, é fundamental que tenhas uma presença online forte. Caso contrário, se manter ativo no mercado passa a ser uma tarefa espinhosa.

Esses 2 itens, ao menos, não podem faltar para atingir esse intuito:

  • site corporativo ou loja virtual;
  • ter página ativa nas redes sociais em que sua Persona é mais ativa(desculpem a redundância);

3 – Mantenha seu site atualizado

Já virou um hábito para muitos consumidores pesquisar na internet sempre que é lançada uma nova marca ou novo produto/serviço.

Sendo assim, muitas vezes o primeiro contato do consumidor com sua empresa ou produto acontece na web. O site da sua empresa é a representação virtual do seu negócio. Seja ele físico ou digital.

Esse é o motivo pelo qual você deve ter um site com o conteúdo sempre atualizado. Para atrair a atenção desse possível cliente.

Ao mesmo tempo um site atrativo pode fazer com que ele navegue por mais páginas a fim de conhecer mais sobre a empresa e, quem sabe, criar uma identificação com ela.

4 – Priorize a mobilidade

Podemos afirmar que o início da era mobile se deu com a popularização e barateamento dos smartphones.

Os celulares, hoje, são cada vez mais usados pelos consumidores para fazer compras e tomar decisões.

Mas muitas empresas ainda não se deram conta(talvez seja o seu caso) que a chave do sucesso para atingir esses consumidores é, antes de mais nada, proporcionar uma experiência de uso positiva e agradável para os referidos dispositivos.

O primeiro passo é fazer com que o seu site tenha um design mais responsivo possível. Permitindo, assim, a visualização adaptada a qualquer tamanho de tela.

Outro fator que não deve ser desprezado: versões AMP(páginas aceleradas para dispositivos móveis, numa tradução livre) das suas páginas. Ou seja, o site deve ser leve ao carregar, visto que as pessoas tendem a abandonar uma página em caso de demora no carregamento.

5 – Bom plano de marketing é necessário

É preciso um planejamento minucioso das estratégias a serem utilizadas para atingir os alvos pretendidos.

Portanto, por trás de qualquer campanha certeira e eficaz está um bom plano de marketing. Ele irá mostrar qual é o melhor caminho a seguir, usando pesquisas de mercado e outras ferramentas disponíveis facilmente.

O plano de marketing deve ser dinâmico, flexível. Afinal, ao se perceber que a campanha não está obtendo os resultados pretendidos, um novo rumo deve ser traçado.

6 – Tenha um blog

A manutenção de um blog é a prioridade zero nas estratégias nas diversas formas de marketing de conteúdo(inbound marketing), segundo mais da metade dos profissionais da área ouvidos, também, numa pesquisa recente.

Além de demonstrar autoridade no seu nicho de mercado e responder dúvidas, um blog com bom conteúdo também é uma arma muito útil para melhorar a classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de buscas.

7 – Produza conteúdo de qualidade

Se o sua intenção é um crescimento sustentável, a produção de bom conteúdo é uma aposta que deves fazer.

Levar as pessoas ao seu site pode ser um completo desperdício de tempo se não consegues mantê-las atraídas pelo que leem.

Google segue aperfeiçoando seus algoritmos para melhorar a experiência dos visitantes forçando as empresas a criar conteúdo que envolva as pessoas para, assim, conseguirem uma boa classificação e serem encontradas.

8 – Atente para o SEO

Apesar de ser uma dica técnica, não deve ser ignorada.

SEO é uma sigla em inglês que traduzida para nosso idioma significa otimização para mecanismos de busca, ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos nos sites de busca.

Em se tratando de SEO para postagens do seu blog, a otimização deve ser uma estratégia contínua.

E isso inclui:

  • usar palavras-chave na URL da postagem;
  • usar palavras-chave de cauda longa ao longo do texto;
  • incluir material multimídia no seu conteúdo (fotos, diagramas, vídeos, etc.);
  • incluir links com outros conteúdo relevante, do próprio blog ou de sites parceiros;
  • adicionar botões de compartilhamento social;

9 – Invista em redes sociais

Encontrar alguma pessoa que não faça parte de nenhuma rede social nos dias atuais, parafraseado hollywood, é missão quase impossível.

Esse é o fator determinante para que sua empresa tenha um perfil nas redes sociais mais utilizadas por sua Persona. A intenção é criar um vínculo, um elo entre vocês, aumentando em muito a possibilidade de viralização e divulgação do conteúdo que você produz.

Propicia uma comunicação mais humanizada e direta entre o seu cliente e sua empresa.

Nunca é demais ressaltar que deixar um cliente esperando por uma resposta é erro grave. Em qualquer situação. Nas redes sociais o erro se agiganta e ganha grandes proporções.

Hoje existem ferramentas precisas que possibilitam um monitoramento do que é dito sobre sua empresa ou produto nessas redes. Identificar e, fundamentalmente, reverter situações negativas é essencial.

 10 – E-mail marketing

O e-mail marketing, ao lado da utilização das redes sociais, é um canal eficientíssimo de comunicação com sua Persona.

Personalizar uma mensagem de modo que ela crie um sentimento de exclusividade para o cliente e estreite a relação entre vocês é facilmente conseguido com as ferramentas disponíveis e acessíveis atualmente.

A que se considerar, também, que e-mail marketing é um bom método para divulgar novidades do blog ou enviar ofertas exclusivas aos seus leads.

11 – Venda soluções e não produtos

Ser bombardeado por anúncios a cada click é algo muito irritante para a maioria dos internautas. Inclusive eu!

Prova de que o incômodo não é pequeno é que já foram criadas ferramentas que permitem o bloqueio de publicidades.

Quanto menor o apelo comercial, melhor. Deixe claro para o visitante do seu site quais os benefícios proporcionados pelo seu serviço ou produto. Esse item é muito relevante. Mostre qual problema seu produto/serviço soluciona.

Essa abordagem mais amigável ajuda a criar uma relacionamento mais duradouro.

12 – Conheça todas as etapas do seu funil de vendas

Ter um funil de vendas é condição indispensável para o sucesso dos negócios na internet.

Você conhece o funil de vendas do seu negócio? Não sabe exatamente o que é? Basta rolar essa página e buscar a resposta em artigos anteriores.

O funil é uma ferramenta que facilita uma gestão inteligente das suas oportunidades de vendas.

Em termos de marketing digital, isso significa atrair mais pessoas que ainda não conhecem seu negócio através do seu conteúdo,  e guiá-las até o momento em que estejam prontas para efetuar a compra.

13 – Chamada para ação é imprescindível

A chamada para ação(CTA em inglês-Call To Action) tem como objetivo incentivar o visitante a executar determinada ação em uma linguagem mais imperativa.

Seja o download de um e-book ou a solicitação de um teste gratuito.

Você pode trabalhá-los tanto na forma de botões como links no decorrer do próprio conteúdo.

A dica é a aplicação de testes A/B para identificar variações desses CTAs que podem gerar mais resultados.

14 – Calcule o retorno sobre o investimento

É muito prudente para o seu bolso que o retorno sobre o valor investido em marketing seja calculado constantemente. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital: mensurar o resultado de suas campanhas com precisão.

Tendo em mãos os dados mensurados, medidos, é possível calcular o retorno sobre o valor investido(ROI em inglês). Pode-se averiguar o custo de cada lead ou conversão.

Reserve um tempo para analisar suas estratégias e calcular se o investimento está realmente gerando os resultados desejados. Fazendo essa análise  periodicamente  você/sua empresa manterão um crescimento estável e evitam gastos infrutíferos.

 15 – Quanto mais rápido, melhor

Otimize seu site para melhorar a performance.

Páginas que demoram muito tempo para carregar costumam ter alta taxa de rejeição.

Seja econômico ao usar imagens, pois elas influenciam bastante no carregamento da página.

Design responsivo, como dito anteriormente, também contribui positivamente.

Para finalizar, anote as 15 dicas e mantenha-as sempre por perto.

  1. Defina com precisão o seu Avatar/Persona;
  2. Presença online! Construa a sua;
  3. Mantenha seu site atualizado;
  4. Priorize a mobilidade;
  5. Bom plano de marketing é necessário;
  6. Tenha um blog;
  7. Produza conteúdo de qualidade;
  8. Atente para o SEO;
  9. Invista em redes sociais;
  10. E-mail marketing;
  11. Venda soluções e não produtos;
  12. Conheça todas as etapas do seu funil de vendas;
  13. Chamada para ação é imprescindível;
  14. Calcule o retorno sobre o investimento;
  15. Quanto mais rápido, melhor;

Comente! Envie sugestões ou dúvidas sobre marketing digital que você gostaria que fossem abordadas ou esclarecidas.

Próxima semana tem mais…..aguardem e curtam nossas redes sociais.

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online

P.S: Frase inspiradora, atribuída a um executivo da Ford: ” Se não formos dirigidos pelo nosso cliente, nossos carros tampouco o serão”.

Anúncios

3 comentários sobre “Marketing Digital. 15 Dicas Imperdíveis!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.