3 Dicas Para Conhecer o seu Cliente Ideal!

Você está a procura do seu cliente ideal, Persona/Avatar, e não sabe como encontrá-lo? Não sabe quem é ele? Todos concordamos que conhecer seu Avatar é condição sine qua non em qualquer ramo de atividade, não é mesmo? Se esse é o seu caso, saiba que você(ou sua empresa) não estão solitários nessa busca. Sim, eu sei que não estou sozinho nessa busca, mas eu preciso resolver o MEU(ou da minha empresa) problema, pois esse fator está impactando negativamente minhas vendas. Esse talvez seja o pensamento que te aflige agora…

Sim, a falta da definição da sua Persona trás muitas dores de cabeça e contratempos a sua empresa, além de ter um impacto devastador no seu caixa e na sua estratégia de marketing. O impacto negativo no seu caixa você deve estar sentindo na pele, mas o que tem a não definição do meu cliente ideal com a estratégia de marketing da minha empresa? Elementar! Essa indefinição, ou não definição, impossibilita que seu departamento de marketing tenha  uma estratégia certeira e faz com que fique dando “tiros a esmo”. Acerta alguns, mas, na hora de fazer um balanço das ações, chega a conclusão que desperdiçou muita munição. Dinheiro em última análise.

Nesse artigo, eu, Sadi Alvaro Mützenberg, Consultor Estratégico de Marketing, vou dar 3 dicas necessárias para que possas definir o seu cliente ideal. Essa definição, a priori, deveria ser umas das primeiras providências de todo o empreendedor ou empresário ao iniciar um novo negócio e/ou lançar um novo produto no mercado. Mas se sua empresa não o fez, ainda é tempo.

Alguns empreendedores ou empresários acham que conhecem o seu público ideal. Mas na verdade, o que fizeram, foi colocar em prática somente o primeiro item básico para fazer esse reconhecimento.

Novamente vou pedir para que você se ajeite na poltrona e prossiga com a leitura, pois dentro de pouco elucidaremos a questão.

Na verdade, para conhecer de fato sua Persona, definir uma comunicação adequada e tornar seu marketing efetivo, tens que conhecer seu público em 3 níveis:

  • Dica 1: nível demográfico;
  • Dica 2: nível comportamental;
  • Dica 3: nível psicológico;

Vamos facilitar o entendimento.

Dica 1: nível demográfico

Muitos empresários cumprem esse nível e creem que definiram seu público ideal. Será que esse nível de conhecimento é suficiente para acertar o alvo? Lamento informar, mas acertar o alvo, com precisão ao menos, não.

Muitos empresários e alguns profissionais de marketing se defendem dizendo que a fórmula para definir o seu público era identificá-lo pelo sexo, pela idade, por sua localização geográfica e renda. Concordo! Mas, o mundo não é mais o mesmo de outrora. A competição aumentou. O consumidor se tornou mais exigente. As opções de compra são infinitamente maiores atualmente. As plataformas de venda se diversificaram.

Então, não basta mais saber que seu público ideal é do sexo feminino, tem 40 anos, mora em Belo Horizonte e ganha R$ 3.500,00 mensalmente. Essa é, sim, uma informação relevante. Mas está muito longe de ser a única para tornar a comunicação de sua empresa perfeita e a estratégia de marketing assertiva.

O que estou querendo dizer é que, de maneira solitária, essa informação não te ajuda muito na produção de conteúdo para um público específico. Afinal, existem milhares de mulheres que se enquadram nos requisitos descritos acima, mas que possuem interesses, problemas e necessidades completamente distintas. Nenhum mercado, com o advento da internet, se restringe mais a uma rua, bairro ou cidade. O mercado está, mesmo, globalizado.

Para atingir o intento ao qual nos propomos no início desse post, precisamos nos aprofundar em, pelo menos, mais 2 níveis. Continue lendo esse post para saber quais são eles detalhadamente.

Dica 2: nível comportamental

Além do nível demográfico, para definir seu público ideal é fundamental que saibas o que ele é e o que ele faz.

É nesse ponto que você irá tornar sua comunicação mais precisa e atingir o público que interessa para o seu negócio. Verdadeiramente!

O que significa isso? Vou ser mais explícito. Você precisa saber, por exemplo, se seu público pratica esportes ou é sedentário, se é tímido ou extrovertido, se gosta da noite ou prefere o dia. Todas essas informações vão nortear sua comunicação e fazer com que sua comunicação seja personalizada. Certamente, assim, seu Avatar/Persona passará a querer saber mais sobre seu produto ou empresa. Enfim, passará a prestar atenção em você e no que você diz.

O que estou querendo dizer, é que seu público ideal não tem interesse nenhum em nada que não seja do interesse estrito dele. Falar de esportes, exercícios físicos, boa forma, para alguém sedentário, por exemplo, não ajuda em nada. Estou dizendo que sua comunicação com ele nesse caso, será de mão única. Inócua. Ele não prestará atenção no que você diz. Isso não é do interesse inicial dele.

Dica 3: nível psicológico

Conhecer seu público ideal no nível psicológico, faz com que você trilhe um caminho certeiro para um marketing efetivo. Com conhecimento dos dois níveis anteriores, você já sabe o que ele é e onde ele está. No terceiro nível você descobrirá quais são suas dores. O que o incomoda. Que problema ele tem que seu produto pode solucionar.

Seu conhecimento sobre sua Persona será tamanho, que reconhecerás coisas nela, que ela não conta para ninguém. Que, algumas vezes, não tem coragem de contar para ninguém. Até dores escondidas.

Através de um marketing certeiro, poderás mostrar ao seu público ideal, através da sua comunicação, que o entende. E mais importante, você tem a solução para seu problema.

Sendo assim, a conversão em vendas se dará de forma natural. A fidelização do cliente se dará em outro patamar.

Portanto, invista em pesquisas, procure entender seu cliente ideal. Imediatamente! Isso tornará a comunicação e seu marketing infinitamente mais assertivos. Verás o reflexo no caixa do seu negócio. Pode apostar!

Relembremos as 3 dicas para conhecer seu público ideal. Anote e siga.

  • Dica 1: nível demográfico;
  • Dica 2: nível comportamental;
  • Dica 3: nível psicológico;

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online

 

 

 

 

Anúncios

16 comentários sobre “3 Dicas Para Conhecer o seu Cliente Ideal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.