3 Dicas fantásticas para tornar-se um anunciante bem sucedido.

Você gostaria que seus anúncios ou da sua empresa se tornassem uma poderosa ferramenta de marketing, gerando resultados reais? Que eles aumentassem sua lista de e-mails? Fossem capazes de atrair pessoas interessadas no seu produto/serviço? Gerassem um impacto direto e efetivo no seu faturamento?

Se isso não estiver acontecendo, ainda, com os seus anúncios, tenho quase certeza absoluta que estás, nessa altura da leitura, balançando a cabeça afirmativamente. E, se eu estivesse nessa situação, continuaria, imediatamente, com a leitura.

Admitindo que, sim não está acontecendo com seus anúncios, certamente existem falhas na sua estratégia de marketing, mais especificamente para efeito desse post, na forma como são feitos os anúncios. Isso, por diversas vezes, deve ter ocasionado dúvidas entre você e sua equipe a respeito do alcance, eficácia e custo/benefício dessas ações. Por isso, meu conselho é, novamente: continue lendo com atenção o que segue, caso queira, de verdade, que seus anúncios surtam o efeito desejado.

Tranquilize-se. No decorrer da leitura, irás descobrir, de forma didática e simples, 3 ingredientes/dicas fundamentais para que você nunca mais anuncie como antes. Será um marco. Sem querer ser pretensioso(e já sendo), a partir de hoje existirá um antes e um depois.

Você pode, sem receio nenhum, usar esse conteúdo como guia na hora de anunciar na internet e, finalmente, ver e sentir uma melhora significativa nos resultados.

Então, sem mais delongas, vamos as 3 dicas:

  • Dica 1: imagens e onde consegui-las;
  • Dica 2: segmentação e como fazê-la;
  • Remarketing;

Discorrerei sobre os itens relacionados acima, antes, porém, é importante ressaltar que seu foco(ou da sua empresa) no momento de anunciar deve se ater a 3 pontos: imagem, segmentação e copy. Imagens: como sua intenção é chamar atenção, utilize cores fortes. Segmentação: é fundamental saber para que público seu produto/serviço interessa. Copy: o que seu anúncio diz, qual o conteúdo e o texto. É relevante, também, ter um método, um sistema, enfim, um conjunto de ações coordenadas.

Lá vai:

Dica 1: imagens e onde consegui-las

Sei, deves estar dizendo nesse momento, mas como consegui-las? Devo pagar por elas? São muito caras eu sei. Ao menos as profissionais. A boa notícia é: não precisarás recorrer a um profissional da fotografia, não ao anunciar no facebook. O facebook possui um banco de imagens disponível, somente para anúncios. A medida que fores avançando no processo de elaboração e publicação do seu anúncio nessa plataforma, esse opção se tornará disponível.

Dica 2: segmentação e como fazê-la

Será por isso que meus anúncios não trazem o retorno esperado? Essa é uma pergunta recorrente entre os anunciantes de plataformas digitais. Então como segmentar meu público alvo? Como impactar meu avatar/persona?

Respostas para esses questionamentos agora. Use sugestões do facebook(quando for anunciar nele, lógico). Durante o ato de anunciar, clique em “sugestões” no momento em que for fazer a segmentação, para quem dirigir o anúncio. Nesse botão é possível escolher o tema do seu anúncio(saúde, empreendedorismo, beleza, estética, gastronomia, etc) e serão mostradas páginas do ramo escolhido. Aí é só direcionar seu anúncio para os fãs das páginas relacionadas.

Outro caminho para segmentar o anúncio é via Google. A seguir o caminho: após acessar o Google, digite uma palavra relacionada a seu negócio(saúde, beleza, gastronomia, artesanato, moda, decoração, etc). Nesse momento o Google sugerirá vários sites e, bingo, direcione seus anúncios para os fãs dessas páginas.

Agora um presente para você que chegou até aqui. 2 ferramentas simples e úteis que podem ser usadas para fazer a segmentação de seu público:

  1. Audience Insights. Ferramenta grátis do facebook, na qual é possível saber quais páginas os fãs da sua página curtem;
  2. Planilha. Isso mesmo, você leu bem. Mantenha uma planilha, atualizada constantemente, sobre informações da sua Persona/Avatar. Acesse-a sempre que for fazer um anúncio;

Dica 3: remarketing

O que? Remarketing? O que é isso? Muitos empresários e anunciantes na internet se fazem essas perguntas ou, pior, sequer sabem que existe. E quem conhece, se pergunta: mas é útil para mim? Posso usar para meu negócio? Devo usar?

Começo pelo final. É útil? Posso? Devo usar? A resposta é: depende! Isso mesmo depende, pois o remarketing é uma ferramenta paga. E tráfego pago é recomendado, principalmente, para quem já tem um negócio consolidado. Um produto ou serviço bem definido. Enfim, em outras palavras, para quem sabe o que quer. Nesse caso é muito recomendável usar essa ferramenta.

Mas, afinal, o que é remarketing? Certamente você já foi e é bombardeado por ele todos os dias ao acessar algum site Qualquer um. Talvez já tenhas se perguntando, como é possível acessar diferentes sites e aparecerem sempre os mesmos anúncios….pois é, isso é remarketing. Remarketing é uma ferramenta paga do Google que marca os visitantes do seu site e lhes exibe seus anúncios quando visitarem outros sites do display do Google.

Esmiuçando, serve para direcionar campanhas para quem engajou mas não comprou e upsell(falaremos disso em post futuro) para quem já comprou. No facebook é possível direcionar anúncios para fãs, visitantes do site e pessoas que visualizaram seus vídeos.

Está dado o mapa da mina para se tornar um anunciante bem sucedido na internet. Apenas para que fique bem claro, as 3 dicas são:

  1. Use imagem nos seus anúncios;
  2. Segmente o público para o qual direcionarás seus anúncios;
  3. Use o remarketing para que seus anúncios “persigam” seu Avatar/Persona;

Grande Abraço e Bons Negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “3 Dicas fantásticas para tornar-se um anunciante bem sucedido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.