Achando cliente certo no facebook.

Aspiração de toda empresa que cria uma página no facebook, rede social com o maior número de usuários entre todas as muitas existentes, é, além de se relacionar com seu público, aumentar a quantidade de clientes e, assim, aumentar as vendas. Porém, no mundo real, não é exatamente assim que acontece. Pelo menos na maioria dos casos. Por que?

Se esse é seu caso, tenho certeza que você já fez essa pergunta.

É grande a chance de que sua empresa não esteja fazendo a coisa certa com sua fã page no facebook e isso impacta diretamente o caixa de sua empresa. Se não desfalcando-o, pelo menos deixando de incrementá-lo. Por esse motivo é de suma importância que você preste uma atenção especial ao que se segue, isso se quiser ter resultados financeiro de verdade no facebook.

Acalme-se. Nesse post você vai aprender como, em 3 etapas, transformar a fã page de sua empresa numa ferramenta efetiva de vendas. Você pode e deve seguir os passos, inclusive.

Continue a leitura para saber como:

  • Conhecer o cliente da sua empresa;
  • Gerar engajamento;
  • Transformar fãs em clientes;

Conhecer o cliente da sua empresa.

Como posso fazer isso, você pode estar se perguntando nesse momento. Eu faço post públicos, com grande abrangência. Com certeza meu cliente está entre eles. Infelizmente não é exatamente assim que a coisa funciona. Um bom empreendedor sabe coletar informações, além dos tradicionais 4 Ps(produto bom, preço adequado, praça ou para quem vender e promoção ou como vender). Você deve, primeiramente, saber quem é a Persona ou Avatar da sua empresa. O que??????? Persona  é a representação do seu cliente ideal, muito focada em elementos emocionais. A Persona é pessoal(Joaquim, Rodrigo, José, Lúcia, Beatriz, Ana….) enquanto que público alvo é genérico(sexo masculino, entre 20 e 30 anos, por exemplo).

Além de dados demográficos, são necessários dados do cotidiano para identificar a Persona, como idade, renda, profissão, hobbys, ambições, desejos, metas, etc. E, para atrair o cliente certo, é necessário:

  • coletar informações. Isso pode ser feito através de e-mails, se sua empresa possuir uma lista deles, perguntando. Ou com a realização de uma pesquisa online ou presencial. Ou ainda em blogs, foruns, comentários, grupos de facebook relacionados com seu produto ou ramo de atuação da sua empresa. Posts no facebook também podem ser úteis para esse fim;
  • análise das informações. Idade, gênero, onde mora, desejos pessoais e profissionais, o que lhe causa frustração, o que lhe causa dor(qual o seu problema);
  • síntese(resumo da sua Persona). Dados demográficos, necessidades, medos e o que causa dor.

Gerar engajamento(interação entre empresa e clientes potenciais).

Você já deve ter lido ou ouvido falar que postar bom conteúdo é fundamental. E é. Caso você ainda não o faça, identifique porque(isso é assunto para outra oportunidade) e comece imediatamente. Mas, como sou um estraga prazer, lá vai, só o conteúdo não basta. Deve-se montar um sistema de venda. As pessoas, pelo menos a grande maioriaf delas, não entra no facebook no intuito de comprar. Daí a importância do conteúdo para gerar relacionamento. Venda é confiança.

A seguir, 4 táticas para gerar engajamento:

  • Consultar: likealyzer.com. Permite analisar sua página. Inclusive a dos seus concorrentes, não é incrível?;
  • Manter a consistência, regularidade nas postagens. Faça um calendário de postagens e de conteúdo(segunda dica de leitura, terça dica sobre alguma ferramenta, quarta receita, etc) de acordo com seu nicho de mercado;
  • Facebook Pages Manager. Aplicativo para gerar conteúdo, postar vídeos, do celular. Permite gerenciar sua página através dele. Se algo chamar sua atenção e for uma boa fonte de conteúdo, podes gerar conteúdo para sua página e postar imediatamente;
  • Responda comentários. No mínimo curta o comentário. “Puxe conversa”.

Transformar fãs em clientes.

Os 3 pilares do sucesso: atrair – engajar – converter.

Esses são os três passos básicos para que sua empresa consiga transformar seus fãs em clientes.

Atrair: saber para quem vender, o que vender e como vender.

Engajar: conteúdo bom para pessoas certas.

Converter: bom sistema de vendas.

Em resumo, a empresa deve conhecer seu cliente ideal(Persona), engajá-lo através de conteúdo atrativo, gerando um relacionamento de confiança e, por fim, torná-lo seu cliente por intermédio de um bom sistema de vendas. Seguindo essas 3 etapas, certamente, a fã page da empresa no facebook passa a ser uma grande aliada para o incremento das vendas, e dos lucros, obviamente.

 

Grande abraço e bons negócios

 

Sadi Alvaro Mützenberg

Consultor Estratégico de Marketing/Especialista em Vendas Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.